This is a workshop hosted by good friends, at their site near Pedrogao Grande. Highly recommended if you’re a Portuguese speaker.
Workshop Horta Permanente (Casa da Eira) – 14th-15th March 2015
É uma horta baseada nos princípios permacultura e desenhada para servir qualquer tipo de agricultor. Óptimo para quem queira começar e para hortas domésticas pois permite criar condições de aprendizagem únicas.
Vamos aprender a reconhecer quais as condicionantes que permitem fazer um bom design de horta e técnicas importantes para criar e manter uma horta. Reconhecer os recursos locais, tipo de solo e terreno, hábitos e outras condicionantes.
O objectivo da horta permanente é criar a longo prazo um sistema auto-sustentável que permite haver uma intervenção mínima ou quase nula em termos de monda, sementeiras e transplante e uma ocupação máxima do solo.
Destinatários
Para pessoas que queiram aprender um sistema eficiente, tanto em termos de espaço como recursos, e que procurem um forma inovadora de subsistência alimentar para a família ou grupo de amigos. Para permacultores e agricultores que queiram aprender um sistema de produção em escala reduzida e intensiva com resultados notáveis num curto espaço de tempo. Para curiosos e interessados, em transição de vida e que queiram aprender agricultura de forma simples e através de conhecimentos básicos num só sistema (cultivos, compostagem, animais, pragas, etc.).
Quando?
Sábado e domingo dias 14 e 15 de Março Sábado das 9h às 19h Domingo das 9h às 18h30
O que vais aprender?
O Programa inclui teoria e prática, através de:
Teórico:
DESIGN DE HORTA EM PERMACULTURA
USAR AS ZONAS DE LIMITE
O QUE É UMA HORTA PERMANENTE
CONSÓRÇIO DE PLANTAS VERSUS CONSOCIAÇÃO DE PLANTAS
Familias de plantas
Tabela de consociações
Usar Plantas Endémicas como fonte de informação para desenhar um consórcio de plantas
PLANTAR COM A LUA
ESTAÇÕES DO ANO E AS VÁRIAS PRÁTICAS
CONTROL DE PRAGAS
Prático:
Design e implementação na Casa da Eira
PROPAGAÇÃO | SEMENTEIRAS | TRANSPLANTE E ESTACAS
MONDA E CONTROL DE INFESTANTES | COBERTURA DO SOLO
AGUA E CHARCOS
FERTILIZAÇÃO: COMPOSTO 21 DIAS | MACERAÇÕES MINHOCÁRIO
Como posso participar?
Investimento: 47 euro
Máx. 15 Participantes
Contact us
Formadora
Patrícia Serôdio, 38 anos, começou esta aventura nos vasos suspensos da sua casa do bairro alto em 2003, passando para a experiência na Terramada em 2005, comunidade dedicada à recuperação dos solos e permacultura,por Los Molinos de Rios de Aguas, em 2006, onde criou e cuidou, durante 6 meses de uma horta regada por declive e em camas rebaixadas. Entre 2007 e 2008 esteve na Catalunha onde teve duas hortas uma ocupada perto de um riacho e outra numa quinta de agricultura biológica.Em Setembro de 2008 iniciou o projecto da Africa das Joaninhas, onde teve a oportunidade de fazer várias experiências, inclusive cultivar em linha de forma mais convencial, biológico é claro, e sempre atendendo às consociações de plantas até a criação de uma horta que com apenas 1 a 2 intervenções mensais pode produzir comida para uma família de 3 a 4 pessoas e até 15 pessoas em períodos de maior abundância, num espaço de 1500m2. Desde 2008 pratica e trabalha na sua quinta em agricultura biológica e permacultura em Santarém com o projecto África das Joaninhas promovendo o comércio local e sustentável.
Leave a Reply